quarta-feira, agosto 29, 2007

Photoshop Lightroom

Dando mais um segmento aos posts anteriores, o lightroom é uma ferramenta de grande utilidade para todos.

* O Lightroom pode ser trabalhado em conjunto com o photoshop,além de importar um grande volume de fotografias automaticamente, conectando uma câmera digital ou cartão de memória ao computador. Facilita também na hora de renomeá-las, organizá-las em pastas e fazer ajustes variados. Para deixar o trabalho ainda mais rápido, também pode salvar as configurações de sua preferência e usá-las sempre que precisar.

* Escolhendo entre opções variadas de visualização (sequencial, ampliada ou comparativa). Sequencial - Uma imagem fica em cima da outra. ocupando menos espaço no computador.Ampliada - Visualiza a imagem em tamanho maior.Comparativa - Uma imagem ao lado da outra.Também pode encontrar e selecionar as fotos que deseja rapidamente, de acordo com a tarefa que for executar. Além disso, pode ordená-las em grupos e deixá-las na sequência que quiser, definindo até palavras-chave para buscas posteriores.

* Ao trabalharmos com várias versões de uma mesma imagem, não será mais preciso ficar salvando as fotos com vários nomes alternativos para, só depois que terminar toda a edição, escolher a definitiva e apagar as demais. Agora o programa se encarrega de salvar todas as versões, as quais podem ser acessadas com um único clique.

* Ao fazer suas modificações através de ajustes de contraste, exposição, curvas, balanceamento de cores, saturação, entre outros,não irá alterar os dados originais das imagens, podendo restaurá-las a qualquer momento.

É importante ressaltar que o lightroom não foi feito para substituir o Photoshop, é apenas um complemento para utilização rápida. Ótimo para tratamento de cores,white balance, curves, brilho contraste, saturação, selective colors, luz de preenchimento, exportação, impressão, criação de galeria online, slide show, armazenamento de imagens, etc.
Uma das grandes novidades é que trata-se de um programa que faz todo um tratamento de imagem não destrutivo, salvando todas as alterações feitas na imagem na Library do programa.

Antes de baixar o programa assista ao vídeo no link:

http://www.adobe.com/products/photoshoplightroom/

Um comentário:

Anônimo disse...

Bah, desculpe a pergunta idiota que farei..mas AONDE raios está a opção para salvar as alterações que eu fizer em uma imagem? Eu não tenho muita experiência com photoshop e acabei de adquirir o lightroom.
Brinquei com algumas imagens mas não encontrei como salvar..

=/

Gracias