quarta-feira, outubro 31, 2007

Entendendo a linguagem dos cães

A linguagem corporal usada pelos cães domésticos, vem se aprimorando através dos séculos.
Os lobos tiveram que desenvolver um sistema umtanto complexo para conseguirem se comunicar.
Certas posturas, expressõesfaciais, sons, cheiros ou odores específicos...

Muitas pessoas acreditam que quando o cachorro está balançando o rabinho é sinônimo de festa, mas acredite, nem sempre é.
Parece que não, mas eles tem várias maneiras de mexer o rabo.
O importante é observar todo o contexto, ou seja o corpo todo.
Segue algumas dicas para entender o seu cão:

- Cabeça e orelhas viradas para uma determinada direção: significa que o cão escutou algum barulho e quer localizá-lo e identificá-lo;
- Cauda balançando para os lados: se ela estiver na posição normal, significa alegria;
- Cauda levantada: o cão está pronto para a briga com outro cão;
- Cauda levantada e balançando: quer dizer alegria e segurança;
- Cauda baixa: insegurança;
- Cauda parada: inquietude;
- Cauda entre as pernas: medo;
- Cauda entre as pernas: o cão está precisando de alguma ajuda, porque está “apertado” para fazer as suas necessidades;
- Cheirar o rabo de outro cão: é uma forma de conhecer outro cão e de o cumprimentar, além de o identificar pelo seu cheiro pessoal, produzido pela sua glândula anal, uma verdadeira “carteira de identidade”;
- Dar voltas e girar no mesmo lugar, antes de se deitar e, às vezes, arranhando o local (terra, tapetes, etc.)com as unhas:
é um hábito adquirido dos seus antepassados selvagens que, assim, preparavam a sua “cama” para dormir e que, para isso precisavam amassar o capim e preparar o local para se deitar;
- Deitar de costas, com a barriga para cima. Os cães agem assim quando:
1 – estão muito alegres e querem brincar “dizendo”, com isso, como estão felizes com a brincadeira;
2 – se sentem ameaçados, portando-se como seus antepassados selvagens, deitando-se de barriga para cima, para mostrar a cor clara do seu ventre, em sinal de submissão;
3 – brigam e perdem, tomam essa posição, “se entregando”, indicando que não querem mais brigar;

- Destruir os objetos que encontram: é uma forma de demonstrarem que estão se sentindo sós, abandonados, desprezados e estão se vingando. Nos filhotes isso é normal e eles o fazem para brincar. Basta “zangar” com eles para que parem com esse comportamento;
- Enterrando e escondendo objetos ou “coisas”: é um costume herdado dos seus antepassados, que precisavam esconder, enterrando a comida que sobrava, para garantir a próxima refeição, caso não conseguissem caçar uma nova presa;- Ficar se esfregando no dono, principalmente na sua perna: significa que o cão que ser acariciado;
- Dar “cutucadas” com o focinho: é a maneira de chamar a atenção da pessoa que está perto dele para, geralmente, pedir alguma coisa;
- Lambidinha: é a maior prova de afeto que um cão, de qualquer idade, pode dar a uma pessoa, lambendo-lhe o rosto e as mãos;
- Latir sem parar: significa que o cão está disposto a atacar algum intruso, homem ou animal, para defender o seu “território”, seus pertences, sua comida, sua fêmea, seu dono ou outra pessoa de sua família. Nesse caso, mostra os dentes, fica com a cara e o focinho franzidos e as orelhas para traz, mostrando que está pronto para atacar.




AMIGÁVEL:
Orelhas relaxadas ou não dependendo da raça.
Olhos bem abertos com olhar alerta, mas não penetrante. Faz contato visual sem desafiar.
A boca fica relaxada, semi-aberta e às vezes dando um "sorriso".
O corpo fica na posição normal. Geralmente sacode o corpo todo da cabeça à cauda.
A cauda fica visível para cima ou ao longo do corpo.
O som pode ser um lamento ou um latido alto e curto.
Fontes:
Dr. Márcio Infante Vieira

Sheila Niski - especializada em comportamento canino.niski@terra.com.br

21 comentários:

Ivan Ponzoni disse...

Muito interessante este seu post, pois a grande maioria das pessoas, acredito eu que 90% desconheçem boa parte dessa linguagem.
Eu sou uma delas :D

Como você salientou, "nós" acreditamos que sempre que o cão balança o rabo é de felicidade e quando destroe algo é porque é "mau educado".

Eis ai grandes dicas para nós compreendermos melhor nossos animaizinhos e com isso termos uma relação mais saúdavel e amorosa.

sou pt disse...

lindo muito fixe

Pry Novinski disse...

É muito bom quando vemos que tem alguém que se preocupa com os sentimentos dos animais,pq esse mundo tem tantas coisas negativas,como o capitalismo,que as pessoas esquecem dos únicos que nunca irão virar as costas para nós.
Parabéns!

Jojoh disse...

adorei esse seu post eu tbm tenho um blog sobre caes entrem e comentem espero q gostem: jojoh-tudodecao.blogspot.com

Flávio disse...

Excelente!!!! matéria
Parabéns

Flávio disse...

Excelente!!!! matéria
Parabéns

matheus disse...

muito enteressante e muito legal

Anônimo disse...

Obrigado! Ajudou muito, agora posso saber como minha cadela pensa, rsrs!

Agnes S. disse...

Chii Chii xD

A minha cadela ta com vontade de fazer chii chii xd

pablo disse...

vlw mano agora entendo minha cachorrinha yaza acho que e assim que se escreve :) mais vlw ae mano

Anônimo disse...

Bem, tive e tenho dezenas de cachorros e quase tudo o que você falou está obviamente correto. Só faltou um detalhe, uma boa e velha linguagem emocional que é por ela que eles entendem e se expressam realmente...

Se você prestar mais atenção no seu bichinho e á sua volta, você sabe diferenciar quando as orelhas e a face querem dizer "alguém que eu não conheço tá chegando" do "você é tonto de me comprar essa comida ruim", por exemplo.

Anônimo disse...

ENHO 11 ANOS EEH ADOREI ESSE SITE É MUITO BOM SABER A LINGUAGEM OQ E O PQ DO ELES TAO FAZENDO ADOREII

Unknown disse...

Eu tenho 11 anos e tenho um cachorro sempre quis entender a linguagem dos cães,eu so conhecia uma o duas.Achei esse post muito interessante,adorei.:D

Anônimo disse...

Eu acho o seu post legal porque polcas pessoas conhece esse tipo de "linguagem".
E além disso eu acho que são dicas boa para nós podermos compreender nossos animaizinhos de estimação, e com com isso termos uma relação mais amorosa e saúdavel com os bichinhos.
É muito bom quando vemos que tem alguém que se preocupa com os sentimentos dos animais,pq esse mundo tem tantas coisas negativas.
Parabéns!

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o seu post.
Parabéns!
Essas são grandes dicas para nós compreendermos melhor nossos animaizinhos e com isso termos uma relação mais saúdavel e amorosa.
É muito bom quando vemos que tem alguém que se preocupa com os sentimentos dos animais.

kleber disse...

muitas pessoas ´´não``sabem a liguagem dos animais, mais eu acabei de aprender um monte de coisas e outros nem pensão nisso...

Anônimo disse...

Ola este site é muito interesante estou a começar a perceber como os caes ou cadelas reagem a certas coisas isto é muito importante pra mim pk da qui a 15 dias vou terirar um curso para entender melhor os caes

Anônimo disse...

Ola este site é muito interesante estou a começar a perceber como os caes ou cadelas reagem a certas coisas isto é muito importante pra mim pk da qui a 15 dias vou terirar um curso para entender melhor os caes

Unknown disse...

muito legal so que geralmente minha cadela ela fica so se esfregando em tudo em que e parte da minha perna e as vezes na minha mao

Anônimo disse...

ameei

Mario disse...

A sua mensagem é muito interessante. Vou observar as ações de meu cão entender que esta dizendo. Eu sou Eu tenho que ir ao veterinário para comprar Virbac e vou consultá-lo sobre algumas atitudes do meu cão.